Padrão BOANF

Última atualização em: 04 de agosto, 2014

Particularidades Padrão BOANF

 Para emitir no padrão BOANF é necessário algumas configurações no sistema da prefeitura, conforme está descrito a seguir.

 Para emitir em ambiente de Homologação (testes)

O ambiente de homologação do Município de Curitiba/PR possui uma particularidade em relação aos demais municípios integrados com o InvoiCy. É necessário efetuar a criação de um certificado digital de testes no site do Município de Curitiba. Após a criação deste certificado de testes, é necessário incluí-lo no InvoiCy em ambiente de homologação e também é necessário vinculá-lo à conta de testes do Município, no site da Prefeitura. Abaixo explicamos o procedimento em detalhes. A informação foi extraída do “Manual de Utilização – WebService – V1.9”, disponível no link http://isscuritiba.curitiba.pr.gov.br/portalnfse/manuais.aspx.

1. Criando um certificado digital

Para dar início a criação do certificado digital (em ambiente piloto) deve-se: Caso a versão do navegador Internet Explorer utilizado seja inferior a 10, utilizar o endereço: http://pilotoisscuritiba.curitiba.pr.gov.br:8080/certsrv/

Caso a versão do navegador Internet Explorer utilizado seja igual ou superior a 10, utilizar o endereço: https://pilotoisscuritiba.curitiba.pr.gov.br:8081/certsrv/

Observação: caso o navegador utilizado seja diferente do Internet Explorer, recomenda-se utilizar o link acima. Tal endereço irá apresentar a seguinte tela:

1.png

Para criarmos o nosso certificado de testes clique em (Request a certificate). Clicando no link referido acima o sistema irá apresentar a seguinte tela:

2

 Neste passo necessitamos criar um certificado de browser, ou seja, clique no link (Web Browser Certificate). Alguns dados pessoais serão solicitados como mostrado abaixo:

3

 Para que possamos criar um certificado válido (em ambiente piloto) é necessário clicar no link (More Options >>), após selecionado será apresentada a seguinte tela:

 4

Após o carregamento da página mostrada acima deveremos clicar no link (use the Advanced Certificate Request form), pois necessitamos marcar uma opção para tornar a chave pública exportável. Após clicar no link referido acima será apresentada a seguinte tela:

5

 Preencha os dados do formulário mostrado acima. Selecione a opção (Mark Keys as exportable), como mostrado abaixo.

6

Deixe apenas a opção (Mark Keys as exportable) selecionada a opção (Export Keys to file) não deverá ser marcada. Após os dados serem preenchidos clique no botão (submit). Irá aparecer uma tela de confirmação conforma mostrado abaixo:

7

 Após confirmar a solicitação do certificado, irá aparecer uma tela para que possamos instalar o certificado digital em nossa máquina, como mostrado a seguir:

8

Clicando no link (Install this certificate) irá aparecer a seguinte tela de confirmação:

9

Confirmando a instalação de nosso certificado digital irá aparecer a seguinte tela:

10

Pronto agora temos um certificado digital (válido em ambiente piloto), mas ainda é necessário vincular o mesmo ao nosso usuário do sistema ISS Curitiba para que o sistema reconheça o mesmo. Veja os passos abaixo:

2. Vinculando um Certificado Digital a um usuário do ISS Curitiba

11

Na caixa de diálogo acima irão aparecer todos os certificados digitais válidos para nossa entidade certificadora (para ambiente piloto). Selecione o certificado digital desejado e clique em OK. Após selecionar o certificado digital entre no ISS Curitiba utilizando o usuário e senha de acesso ao mesmo.

IMPORTANTE: Para acesso ao ambiente Piloto, deve-se usar o usuário já utilizado no sistema ISS Curitiba com a senha = 123456 .

Uma vez logado no sistema, entre no menu Contribuinte -> Certificado Digital -> Vincular Irá aparecer uma tela de confirmação perguntando se você realmente deseja vincular seu certificado digital ao seu usuário do ISS Curitiba, como mostrado na figura abaixo:

12

Confirme a vinculação clicando em (Sim). Feito isso irá aparecer uma tela confirmando a vinculação do certificado, como descrito abaixo:

13

Depois de realizados tais passos já podemos utilizar o WebService para a empresa a qual o usuário pertence, pois já existe um certificado digital vinculado.

Manuais da NFS-e da prefeitura de Curitiba: http://isscuritiba.curitiba.pr.gov.br/portalnfse/manuais.aspx

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s