Padrão BOANF – Antigo

Última atualização em: 01 de agosto, 2014

Particularidades Padrão BOANF

Para emitir no padrão BOANF é necessário algumas configurações no sistema da prefeitura, conforme está descrito a seguir.

 Para emitir em ambiente de Homologação (testes)

 

O ambiente de homologação do Município de Curitiba/PR possui uma particularidade em relação aos demais municípios integrados com o InvoiCy. É necessário efetuar a criação de um certificado digital de testes no site do Município de Curitiba. Após a criação deste certificado de testes, é necessário incluí-lo no InvoiCy em ambiente de homologação e também é necessário vinculá-lo à conta de testes do Município, no site da Prefeitura. Abaixo explicamos o procedimento em detalhes. A informação foi extraída do “Manual de Utilização – WebService – V1.9”, disponível no link http://isscuritiba.curitiba.pr.gov.br/portalnfse/manuais.aspx.

1. Criando um certificado digital

Para dar início a criação do certificado digital (em ambiente piloto) deve-se: Caso a versão do navegador Internet Explorer utilizado seja inferior a 10, utilizar o endereço: http://pilotoisscuritiba.curitiba.pr.gov.br:8080/certsrv/

Caso a versão do navegador Internet Explorer utilizado seja igual ou superior a 10, utilizar o endereço: https://pilotoisscuritiba.curitiba.pr.gov.br:8081/certsrv/

Observação: caso o navegador utilizado seja diferente do Internet Explorer, recomenda-se utilizar o link acima. Tal endereço irá apresentar a seguinte tela:

1

 Para criarmos o nosso certificado de testes clique em (Request a certificate). Clicando no link referido acima o sistema irá apresentar a seguinte tela:

2
Neste passo necessitamos criar um certificado de browser, ou seja, clique no link (Web Browser Certificate). Alguns dados pessoais serão solicitados como mostrado abaixo:

3
Para que possamos criar um certificado válido (em ambiente piloto) é necessário clicar no link (More Options >>), após selecionado será apresentada a seguinte tela:

4

Após o carregamento da página mostrada acima deveremos clicar no link (use the Advanced Certificate Request form), pois necessitamos marcar uma opção para tornar a chave pública exportável. Após clicar no link referido acima será apresentada a seguinte tela:

5

Preencha os dados do formulário mostrado acima. Selecione a opção (Mark Keys as exportable), como mostrado abaixo.

6

Deixe apenas a opção (Mark Keys as exportable) selecionada a opção (Export Keys to file) não deverá ser marcada. Após os dados serem preenchidos clique no botão (submit). Irá aparecer uma tela de confirmação conforma mostrado abaixo:

7

Após confirmar a solicitação do certificado, irá aparecer uma tela para que possamos instalar o certificado digital em nossa máquina, como mostrado a seguir:

8

 Clicando no link (Install this certificate) irá aparecer a seguinte tela de confirmação:

9

Confirmando a instalação de nosso certificado digital irá aparecer a seguinte tela:

10

Pronto agora temos um certificado digital (válido em ambiente piloto), mas ainda é necessário vincular o mesmo ao nosso usuário do sistema ISS Curitiba para que o sistema reconheça o mesmo. Veja os passos abaixo:

2. Vinculando um Certificado Digital a um usuário do ISS Curitiba

11

Na caixa de diálogo acima irão aparecer todos os certificados digitais válidos para nossa entidade certificadora (para ambiente piloto). Selecione o certificado digital desejado e clique em OK. Após selecionar o certificado digital entre no ISS Curitiba utilizando o usuário e senha de acesso ao mesmo.

IMPORTANTE: Para acesso ao ambiente Piloto, deve-se usar o usuário já utilizado no sistema ISS Curitiba com a senha = 123456 .

Uma vez logado no sistema, entre no menu Contribuinte -> Certificado Digital -> Vincular Irá aparecer uma tela de confirmação perguntando se você realmente deseja vincular seu certificado digital ao seu usuário do ISS Curitiba, como mostrado na figura abaixo:

12

Confirme a vinculação clicando em (Sim). Feito isso irá aparecer uma tela confirmando a vinculação do certificado, como descrito abaixo:

13

Depois de realizados tais passos já podemos utilizar o WebService para a empresa a qual o usuário pertence, pois já existe um certificado digital vinculado.

Se deseja obter um exemplo de XML de envio faça download do arquivo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s