Padrão IPM – Antigo

Última atualização em: 28 de julho, 2017

Particularidades Padrão IPM

Abaixo, as particularidades do padrão IPM.

1. Ambiente de Homologação

O padrão IPM não possui ambiente de homologação. As prefeituras que utilizam o sistema orientam que os testes devem ser feitos em produção, realizando o cancelamento das notas após os testes.

2. Natureza da Operação

Natureza da Operação
0 Tributada integralmente: o valor do imposto será lançado para o emissor da nota.
6 Isenta: não irá gerar valor de imposto, pois o prestador é isento.
7 Imune: não irá gerar valor do imposto, pois o prestador é imune.
8 Não Tributada – ISS regime Fixo: não irá influenciar no cálculo do imposto, pois o valor é previamente calculado.
2 Tributada integralmente e sujeita à Substituição Tributária: o valor do imposto não será lançado, pois será recolhido pelo tomador (substituto tributário), caso não seja um órgão público municipal.
1 Tributada Integralmente com ISSRF: o valor do imposto não será lançado, pois será recolhido pelo tomador, caso seja órgão público municipal.
3 Tributada com redução da base de cálculo: o valor do imposto será lançado para o emissor da nota, porém, na apuração da base de cálculo, será descontado o valor da tag <valor_deducao> (esta situação tributária somente se aplica, caso o serviço consignado seja o de código 1705).
4 Tributada com redução da base de cálculo com ISSRF: o valor do imposto não será lançado, pois será recolhido pelo tomador, caso seja órgão público municipal, porém na apuração da base de cálculo será descontado o valor da tag <valor_deducao>  (esta situação tributária somente se aplica, caso o serviço consignado seja o de código 1705).
5 Tributada com redução da base de cálculo e sujeita à Substituição Tributária: o valor do imposto não será lançado, pois será recolhido pelo tomador, caso não seja um órgão público municipal, porém na apuração da base de cálculo será descontado o valor da tag <valor_deducao> (esta situação tributária somente se aplica, caso o serviço consignado seja o de código 1705).
9 Não Tributada – ISS regime Estimativa: não irá influenciar no cálculo do imposto, pois o valor é previamente estimado.
10 Não Tributada – ISS Construção Civil recolhido antecipadamente: não irá gerar valor de imposto, pois foi recolhido antecipadamente (esta situação tributária somente se aplica, caso os serviços consignados sejam os de código 1701, 1702, 1703, 1705, 1719).
15 Não Tributada – Ato Cooperado: não irá gerar valor do imposto, pois a prestação de serviço para cooperados 14 não está sujeita ao ISS; porém, mesmo que cooperativa e caso o serviço seja prestado para um não cooperado, devesse utilizar das outras situações tributárias, de acordo com o caso.

3. Autenticação

É necessário informar o usuário e senha de acesso no site da prefeitura no cadastro da empresa no InvoiCy, pois esse login é necessário na conexão com o web service da prefeitura.

4. Responsável pela retenção

O campo responsável pela retenção deverá ser preenchido com um dos valores abaixo para aqueles contribuintes que não utilizam tabela unificada do InvoiCy:

Retencao

O padrão IPM não permite informar o intermediário como responsável pela retenção.

5. Unidade de Medida

Para informar a unidade de medida utilize um dos valores abaixo. Algumas prefeituras do padrão aceitam somente o tipo Unidade.

Unidade Medida

6. Envio de itens obrigatório

Para o Município de Biguaçú/SC, o envio de itens é obrigatório. Quando informado o grupo de itens, é obrigatória a informação dos campos ItemCod, ItemQtde e ItemvUnit (código do serviço, quantidade e valor unitário).

7. XML de Exemplo

Para obter um exemplo de XML de envio faça download do arquivo.

Observação: Os campos RespRetencao e ItemRespRetencao são obrigatórios neste padrão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s