Relatórios tipo mapa resumo

Última atualização em: 10 de julho, 2017

 

A Plataforma InvoiCy foi adequada de forma a permitir a geração de sete tipos de relatórios, em formato Excel 2007 (.XLSX), onde os usuários podem conferir as informações dos documentos CF-e SAT ou das NFC-e emitidas. Destacando que essa funcionalidade atualmente está disponível somente no ambiente InvoiCy In house.

Para isso foi implementada uma nova opção no Painel de Controle, que possibilita a geração destes relatórios. É importante destacar que o acesso à esta tela será permitido apenas para usuários administradores, ou que possuírem configurada a opção “Gerar Relatórios” nas configurações de usuário, como demonstra a imagem abaixo.

A empresa ainda tem a opção de configurar se irá utilizar ou não essa funcionalidade da geração de relatórios, através do Painel de Controle – Configurações para emissão do Módulo NFC-e, como pode ser observado na imagem a seguir.

 

No caso desse parâmetro estar configurado como Não, a empresa poderá até solicitar a geração dos relatórios através da tela, mas estes serão gerados sem nenhuma informação.

Para acessar a tela de geração de relatórios basta ir até o Painel de Controle, e no grupo ‘Configurações do Parceiro’ clicar sobre o ícone Relatórios, como demonstrado na imagem a seguir. Ao acessar a tela de Relatórios, basta clicar na aba Gerencial/Fiscal.

 

Os relatórios não serão gerados em tempo real devido ao volume de dados, mas serão agendados para posterior execução. O usuário tem a opção de receber os relatórios gerados por e-mail. Para isso, é necessário informar um e-mail válido na tela onde são configuradas as opções para geração dos relatórios, para o qual será enviado o link para download do relatório após a geração do mesmo.

A empresa também necessita ter uma caixa de e-mail configurada, para que o InvoiCy consiga enviar o e-mail ao usuário informado. Para mais informações sobre como configurar uma caixa de e-mail veja o artigo Configurando uma caixa de e-mail. Se o servidor de e-mail não estiver cadastrado o usuário poderá então fazer download dos relatórios através da tela de geração.

Para geração dos relatórios são disponibilizados alguns filtros na tela, como o tipo de relatório (NFC-e ou CF-e SAT), período de datas, número da CFOP e status da NFC-e ou CF-e SAT, que pode ser rejeitado, pendente, cancelado, autorizado, Offline e EPEC. Se o usuário optar por gerar um relatório com os dois tipos e marcando mais de um status os valores serão somados, portanto para saber os valores separados é necessário gerar um relatório com um tipo e status específico.

Através do filtro de seleção de empresas é possível especificar para quais empresas os relatórios serão gerados, onde pode-se selecionar uma ou várias empresas. As empresas selecionadas serão apresentadas em tela através de uma tabela, permitindo a visualização do usuário.

Juntamente nesta tela consta uma lista dos relatórios agendados, onde o usuário pode acompanhar o status de geração de cada relatório, a sua data de inclusão e execução, e no caso de falhas uma breve explicação. Após o relatório ter seu status concluído, o botão de download será habilitado para que o usuário possa baixar o relatório para a sua máquina.

Também existe uma opção que possibilita abortar a geração dos relatórios. Caso o usuário solicite a geração de um relatório e por algum motivo precise cancelar o processo, se o relatório não tiver sido gerado ainda e estiver com status ‘Não iniciado’, poderá abortar a geração deste relatório. Veja na imagem abaixo a opção de abortar.

Para geração dos relatórios, foi levado em consideração o limite de 1.048.576 linhas e 16.384 colunas na planilha Excel. Caso os dados ultrapassem esse valor serão gerados novos arquivos com a continuação do relatório. Todos os arquivos gerados serão compactados em um arquivo .zip.

Todos os relatórios gerados contam com um cabeçalho padrão, contendo o título e os filtros aplicados para a sua geração, como o período de datas e número da CFOP. Serão apresentados ainda todos os status disponíveis dos CF-e SAT e NFC-e, identificando os status selecionados para geração com a descrição “Sim”. A descrição “Não” representa os status que não foram considerados na geração. Na coluna Módulo é especificado para qual modelo de documento o relatório foi gerado (NFC-e ou CF-e SAT). No caso de o usuário gerar um relatório com os dois modelos de documento essa coluna não será apresentada. A imagem a seguir demonstra o cabeçalho de um dos relatórios gerados.

Relatorios

Os filtros disponíveis para seleção dos tipos de relatórios são os seguintes:

– Consolidado por LOJA X DIA – Valor total de vendas: Este relatório servirá como base para verificar o valor total das vendas realizadas em determinado período. Para isso irá apresentar a data de emissão, código da filial, o valor bruto das vendas realizadas no período, de acordo com os filtros aplicados, e o valor total geral destas vendas.

– Consolidado por LOJA X DIA – ICMS: Será apresentado neste relatório o valor total dos documentos emitidos com informações de ICMS, trazendo uma tabela com a data de emissão, código da filial, valor total do ICMS e ainda um total geral.

– Consolidado por LOJA X DIA – PIS/COFINS: Neste relatório será apresentado o valor total dos documentos emitidos com informações de PIS e COFINS, trazendo informações de data de emissão, código da filial, valor base do PIS e do COFINS e valor do imposto, e ainda um total geral do valor base e valor do imposto.

– Consolidado por FILIAL X DIA X MAQ X ALIQUOTA: As informações que irão compor este relatório serão o código da filial, modelo do documento, data de emissão e série. As demais informações de CST, valor bruto, valor base e valor do imposto estarão divididas de acordo com a alíquota informada, que poderá ser Alíquota 7, Alíquota 12, Alíquota 17, Alíquota 18, Isento e Substituição Tributária. As informações de CST, valor bruto, valor base e valor do imposto relacionadas ao PIS e COFINS também se encontram neste relatório.

– Aberto por NFC-e e CF-e SAT: As informações apresentadas neste relatório serão o código da filial, modelo do documento, Série, Número do documento, CFOP, Data da Emissão, CPF/CNPJ, Chave de acesso, Valor Total, Quantidade de Itens, Base e valor do ICMS, Base e valor do PIS e Base e valor do COFINS.

– Aberto por Item de NFC-e e CF-e SAT: Este relatório irá disponibilizar as informações dos itens informados nos documentos emitidos. As seguintes informações serão apresentadas: código da filial, modelo do documento, Série, Número do documento, CFOP, Data da Emissão, CPF/CNPJ, Chave de Acesso, ID do Item, Código, Descrição, NCM e Quantidade do Produto, e Valor Bruto. Para o ICMS, PIS e COFINS serão apresentadas as informações de Base de Cálculo, Alíquota, Valor e CST.

– PIS e COFINS Consolidado por Produto: Este relatório irá disponibilizar as informações agrupadas pelos itens informados nos documentos emitidos para o respectivo mês filtrado. As seguintes informações serão apresentadas: Código da filial, modelo do documento, Código e Descrição do Produto, Unidade de Medida, Mês/Ano, NCM, CFOP, Valor e Desconto. Para os grupos de ICMS, PIS e COFINS serão apresentadas as seguintes informações: Base de Cálculo, Alíquota, Valor e CST.

Na sequência está uma representação da nova tela para geração dos relatórios, contendo todas as funcionalidades descritas acima.

Relatórios Gerencial Fiscal

OBSERVAÇÃO: Essa funcionalidade atualmente está disponível somente no ambiente InvoiCy In house.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s