Inutilizando uma NFC-e via integração Framework Daruma

Última atualização em: 19 de outubro, 2016

 

Olá! Vamos aprender agora como efetuar a inutilização de uma NFC-e via integração DLL Daruma.

É importante salientar que quando a inutilização for executada através do InvoiCy o aplicativo de PDV ou retaguarda precisa CONSULTAR estes documentos, para atualizar as informações na retaguarda. Já quando a inutilização for disparada pelo aplicativo do emissor, este documento terá um retorno imediato deixando-o atualizado.

Abaixo seguem duas situações onde pode surgir a necessidade de inutilizar uma NFC-e:

Caso 1: O emissor emite uma NFC-e mas esta é rejeitada. A inutilização no PDV não é efetuada e o emissor realiza outra emissão. Passado algum tempo, será necessário inutilizar essa NFC-e que foi rejeitada.

Caso 2: O emissor emite uma NFC-e que identificou a entrada em Contingência, nesta situação a emissão da NFC-e foi em timeout, ou seja, não sabemos o que a SEFAZ fez, se efetuou a emissão ou não.

Com estas duas situações expostas, descrevemos abaixo como proceder para inutilizar o documento.

1. Para parceiros e emissores integrados via Daruma Framework

Na situação do Caso 1, a inutilização pode ser disparada utilizando a seguinte função na DLL:  tCFInutilizar_NFCe_Daruma.

Para mais informações sobre como utilizar a função no Daruma Framework acesse: http://www.desenvolvedoresdaruma.com.br/.

Na situação do Caso 2, a aplicação do emissor e/ou o Daruma Framework referencia o documento anterior para o servidor, e emite um novo documento. O servidor (Daruma-Migrate) é quem resolve a questão automaticamente, ou seja, se cancela ou inutiliza o documento que detectou a entrada em contingência.

Para isso funcionar o documento a ser inutilizado precisa estar referenciado na próxima emissão. Isso deve estar configurado na aplicação e/ou na DLL, dependendo da forma como é controlado o sequencial da NFC-e, se é pela aplicação ou pela DLL.

Para entender melhor como o InvoiCy procede com um documento referenciado, acesse o artigo Referenciando documento emitido anteriormente.

Se caso este documento não for referenciado na emissão posterior, então será necessário seguir com o processo do Caso 1 para inutilizá-lo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s