Configurando exportador de documentos para FTP

Última atualização em: 10 de outubro, 2017

 

A Plataforma InvoiCy foi adequada de forma a atender a necessidade do cliente de realizar a exportação automática dos arquivos XML de CF-e SAT e NFC-e emitidas para um diretório FTP, onde terá a possibilidade de configurar os dados do diretório FTP de acordo com sua preferência.

Porém, é importante destacar que o InvoiCy trabalha apenas com o SFTP, que utiliza segurança SSH para garantir a segurança dos dados trafegados, pois se utilizar o FTP normal os dados trafegados serão públicos.

Para configurar os parâmetros da exportação automática e informar os dados do FTP basta acessar o “Painel de Controle”, localizado no menu a esquerda da tela inicial, como destacado na imagem abaixo: “Tela inicial da Plataforma InvoiCy”.

Tela inicial da Plataforma InvoiCy

Na tela do Painel de Controle, representada na Figura “Painel de Controle – Exportação Automática”, acessar a opção “Exportação Automática”, junto as demais opções do Módulo NFC-e.

Painel de Controle – Exportação Automática

Na tela de “Exportação”, representada na imagem abaixo, é possível configurar os dados do Servidor FTP, como Host, Porta do servidor, Usuário e Senha, e ainda definir o diretório para exportação dos arquivos no FTP. É importante destacar também que ao executar o processo de exportação o InvoiCy irá gerar um arquivo de teste (testeFTP.txt) no FTP, para verificar se obteve sucesso na conexão com o FTP configurado, caso contrário irá gravar logs na aplicação relatando as falhas ocorridas.

Após configurar os dados do Servidor FTP o usuário pode definir se a empresa irá exportar os arquivos de forma automática ou não, definindo o tipo de exportação, por período ou intervalo de tempo.

Quando o processo de exportação for executado serão baixados apenas os arquivos com status Autorizado, Cancelado, Inutilizado e Denegado. Se a exportação for por período, todos os arquivos serão compactados em uma pasta .zip e armazenados no endereço do diretório FTP configurado. A nomenclatura padrão do arquivo .zip gerado será: CNPJ_DATAHORAEXPORTADA.zip, exemplo, 99999999000191_20102014100442.zip.

Será gerado ainda um relatório com os totalizadores de todos os documentos que foram exportados pela empresa, por status. O mesmo será armazenado junto com o arquivo .zip no diretório do FTP, com a seguinte nomenclatura: CNPJ_DATAHORAEXPORTADA.pdf. A Figura a seguir demonstra um modelo deste relatório.

Relatório arquivos exportados

Já se o tipo de exportação for por intervalo de tempo, os arquivos serão enviados abertos e salvos no diretório FTP configurado, e nenhum relatório será gerado.

Ao optar por intervalo de tempo deve-se definir o tamanho máximo do lote, ou seja, quantos arquivos serão executados a cada exportação. Destacando que essa configuração é por Parceiro, e o valor padrão é 100. Também deve-se informar para cada empresa um endereço de e-mail para que o Parceiro possa receber informações sobre o processo de exportação. Após 6 tentativas de exportação, se ocorrer falha o Parceiro será comunicado através desse endereço de e-mail, e também no e-mail que está configurado nos dados da empresa.

Quando o tipo de exportação for por intervalo de tempo, os documentos são enviados individualmente para a fila de exportação. O processo de exportação irá buscar os documentos pendentes na fila e exportar a quantidade configurada no lote.

Já ao escolher a opção de exportação por período, na exportação será considerada a data de geração da exportação – 2.

Por exemplo, hoje é 31/07/2015, então o processo irá exportar os arquivos de 2 dias atrás, ou seja, dia 29/07, e a próxima exportação será agendada para o dia 30/07. Então amanhã que é dia 01/08, serão exportados os arquivos do dia 30/07, que é o resultado da data de geração (hoje 01/08 – 2 = 30/07). Dessa forma automaticamente a cada dia será gerada uma exportação D-2, por exemplo:
02/08/2015 gera do dia 31/07/2015 e agenda para dia 01/08/2015
03/08/2015 gera do dia 01/08/2015 e agenda para dia 02/08/2015

Quando a exportação for por período, irá buscar todos os documentos do período agendado, e incluir um único processo de exportação na fila. O usuário poderá ainda escolher se deseja exportar também os documentos com status rejeitado, através da opção “Exportar documentos rejeitados?”.

Exportação por período

Se a empresa desejar exportar os arquivos de um período diferente ou do dia atual poderá fazer uso da Exportação Manual, como representa a Figura “Tela Exportação Manual”

Tela Exportação Manual

Nesse processo de Exportação Manual, ao clicar no botão “Incluir”, poderá criar uma exportação definindo o período inicial e final do intervalo de exportação, conforme a Figura “Criando Exportação Manual”. Ao criar uma nova exportação, seu status será definido automaticamente como “Não Iniciado”.

Criando Exportação Manual

O processo de exportação manual ficará rodando e gerando a exportação de todos os documentos vinculados ao período informado, e que esteja com status “Não iniciado”. Ao concluir o processo será alterado o status de acordo com o resultado final da exportação, “Erro” em caso de falha, e “Concluído” em caso de sucesso. 

No processo de exportação manual, os documentos serão exportados de acordo com a data configurada, mesmo que em paralelo exista um agendamento para a exportação automática, que deverá rodar normalmente. Desta forma, se gerar alguma exportação manual a data do agendamento automático não será afetada pela data informada no processo manual.

É possível ainda gerar um relatório com os totalizadores de todos os documentos que foram exportados pela empresa, por status. Para obter mais informações sobre a geração de relatórios, leia o artigo Relatórios FTP.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s