Armazenamento de CF-e-SAT cancelados no InvoiCy

Última atualização em: 26 de março, 2019

 

Neste artigo iremos descrever como é realizada a importação de arquivos XML de cancelamento emitidos via CF-e-SAT para a Plataforma InvoiCy.

A partir deste momento assumimos que você já leu o artigo “Armazenamento de CF-e-SAT autorizados no InvoiCy. Caso ainda não tenha lido este artigo, recomendamos a sua leitura para facilitar o entendimento deste artigo.

É possível importar arquivos via Web Service ou através da tela de importação do InvoiCy. Proceda com os seguintes passos para realizar a importação via Web Service de um arquivo XML emitido via CF-e-SAT.

1. Consuma o Web Service de importação de documentos do InvoiCy

Primeiramente, você deve realizar o consumo do Web Service de importação de documentos do InvoiCy, conforme já descrito no artigo “Importação de documentos via Web Service”.

2. Enviando os arquivos XML cancelados via CF-e-SAT

Você deve enviar para o InvoiCy, via Web Service, a estrutura dos arquivos de cancelamento emitidos via CF-e-SAT. Nós disponibilizamos para você o Layout de cancelamento de integração da SEFAZ, que o InvoiCy irá receber e retornar. Clique aqui para realizar o download.

O XML do documento deve ser convertido para texto e inserido entre as TAGS <inv:Documento> </inv:Documento> do SOAP de envio. Veja abaixo um exemplo:

Para facilitar o seu entendimento, anexamos a este artigo um exemplo de arquivo XML de cancelamento emitido via CF-e-SAT e importado no InvoiCy. Clique aqui, para realizar o download.

Na estrutura do documento de cancelamento emitido via CF-e-SAT deve-se referenciar o documento que está autorizado e que será cancelado, informando sua chave de acesso, como demonstra a figura a seguir.

3. Realize a leitura do retorno do envio

Após o envio do arquivo, precisamos realizar a leitura do retorno do processamento do documento. O retorno recebido segue a seguinte estrutura SOAP:

Para efetuar a importação através da tela acesse no menu lateral esquerdo a opção Importar, aba Autorizados, e após selecionar o arquivo XML desejado clique no botão Importar. A imagem abaixo destaca os passos que devem ser seguidos para efetuar a importação.

Destacando que é possível realizar a importação apenas de arquivos que já foram autorizados via CF-e SAT. Não é possível importar e emitir um XML CF-e SAT pelo InvoiCy.

Após a importação do arquivo XML no InvoiCy, através da tela de documentos, filtro Modelo, é possível filtrar os documentos CF-e-SAT.

Se existir documentos para os filtros informados, estes serão apresentados na grid da tela de documentos do InvoiCy, permitindo através da coluna de Ações efetuar o download do arquivo XML. Ao clicar sobre qualquer uma das colunas da grid é possível visualizar os detalhes do documento.

Destaca-se ainda, que para cancelar um CF-e-SAT é necessário emitir outro documento referenciando a chave de acesso do CF-e-SAT que se deseja cancelar. E ao efetuar a importação de um arquivo XML de cancelamento, referenciando outro arquivo autorizado, os dois arquivos ficarão com status cancelado no InvoiCy.

No exemplo que temos aqui foi emitido o CF-e-SAT de número 84, e depois o CF-e-SAT de número 85 para realizar o cancelamento. Ao acessar a tela de detalhes do CF-e-SAT que foi cancelado (número 84), na aba Referências, é possível observar o documento que realizou o cancelamento, ou seja, o CF-e-SAT de número 85.

Ao clicar no link o usuário será redirecionado para os detalhes do documento 85. E ao acessar a aba Referências poderá consultar o documento que foi cancelado, ou seja, o CF-e-SAT de número 84. Ao clicar no link será redirecionado então para os detalhes desse documento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s