Padrão ISS Simples SPCONSIG

Última atualização em: 24 de setembro, 2015

 

O Padrão ISS Simples SpConsig não segue nenhum modelo ABRASF, porém oferece suporte à tecnologia de Web Services. Os Web Services disponíveis são Recepção de RPS e Consulta do RPS. Abaixo, segue descritas as particularidades deste novo padrão:

1. Natureza da Operação

O campo de natureza da operação deverá seguir o padrão do InvoiCy NFS-e abaixo:

2. O sistema não permite:

  • Inutilização da Nota;
  • Cancelamentos Via Web Service na prefeitura;
  • Recepção de RPS sem Tomador;
  • Substituição de NFS-e;

3. Número e Série do RPS

O sistema da prefeitura não considera Série do RPS para realizar a emissão da NFS-e, o número utilizado para o RPS deve seguir um sequencial e nunca ser utilizado mais de uma vez.

4. Número do Lote

O número do lote é sequencial, não possibilita ser repetido e o sistema sempre espera um determinado valor, por exemplo: O último lote efetivado na prefeitura tinha o número 8, assim, para o próximo envio o sistema espera obrigatoriamente o número 9, sem exceções.

5. Senha de comunicação com o Web Service

Para realizar a comunicação com o Web Service, deve-se informar no cadastro da empresa a senha que a mesma utiliza para acessar o portal de NFS-e da prefeitura, como mostra a imagem abaixo:

6. Cancelamento de NFS-e

Não existe Web Service de Cancelamento de NFS-e, por esse motivo, o cancelamento da nota deve ser realizado diretamente no portal de NFS-e da prefeitura.

Após realizar o login no portal, através do menu “Nota Fiscal”, o usuário deverá clicar na opção “Cancelar / Ativar NF-e”, de acordo com a imagem:

Ao fazer isso, o usuário é redirecionado para uma tela com filtros, onde pode-se tanto buscar diretamente pelo número da NFS-e quanto pelos dados do tomador da nota, após realizar a consulta, o usuário clica no botão disponível na linha da nota que se deseja cancelar, como mostra a imagem:

Ao clicar no botão o usuário será novamente redirecionado, desta vez para uma tela que contém as principais informações da NFS-e a ser cancelada, antes de clicar em “Cancelar / Ativar NF-e”, o usuário deve escrever uma justificativa para a realização desta ação.

Lembrando que é de suma importância que após a NFS-e ser cancelada na plataforma InvoiCy, a mesma deve, sem exceções, ser cancelada no sistema da prefeitura, pois o cancelamento na plataforma InvoiCy não dispõe de Cancelamento de NFS-e no presente padrão, pois o mesmo não oferece Web Services para isso.

7. Exemplo XML

Segue um exemplo de XML enviado ao InvoiCy BR. Clique aqui para fazer download do exemplo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s