Padrão DUETO 2.0

O padrão DUETO 2.0, segue o padrão ABRASF 2.0 com poucas ressalvas. Abaixo estão listadas algumas particularidades do padrão que identificamos durante a integração:

1. Alíquota

“A alíquota do ISSQN só deve ser informada quando: o ISSQN for devido a outro município ou o prestador do serviço for optante pelo Simples Nacional e houver retenção do ISSQN ou permissão de editar a alíquota. Em outras situações a alíquota a ser aplicada será determinada pela Prefeitura” (mensagem retornada no web service). O RPS será rejeitado se informar alíquota em uma condição diferente da mencionada acima.

Obs: Se o prestador for optante pelo simples nacional e o município for igual ao município de incidência, o valor do ISS informado no XML não é recebido pela prefeitura.

2. Responsável pela Retenção

“O campo Responsável/Retentor somente deverá ser preenchido quando o ISSQN for retido na fonte” (mensagem retornada no web service). O RPS será rejeitado se preencher responsável pela retenção e ISS não for retido.

3. Cancelamento

Existe uma regra no decreto que instituiu a NFS-e no município que especifica o prazo de 7 (sete) dias para substituição da nota e 0 (zero) dias para cancelamento. Desta forma o cancelamento não será possível, retornando sempre a mensagem “O prazo para Cancelamento do RPS/NFS-e expirou. – Correção: O prazo para Cancelamento do RPS/NFS-e expirou. Para realizar o cancelamento contate a prefeitura e solicite o cancelamento”.

Então a única forma de realizar o cancelamento utilizando o InvoiCy se dá através da substituição de NFS-e. Deverá ser emitido um novo RPS que declare nos campos <SubsNumero> e <SubsSerie> qual o RPS que deseja ser cancelado ao emitir o novo RPS e posteriormente disparar uma consulta no RPS substituído para atualizar o status da nota para cancelado.

A confirmação desta regra foi nos enviada através do e-mail mostrado abaixo:

Prazo de Cancelamento de NFS-e

 

4. Ambiente de Homologação

O município de Itaperuna-RJ não possui ambiente de homologação. Para utilizar o ambiente de homologação em Candido Mota-SP é necessário solicitar autorização através do sistema de ISS online da prefeitura.

5. Exemplo de XML

Veja um exemplo de XML clicando aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s