Configurações de Emissão – versão 3.0

Última atualização em: 13 de outubro, 2016

Olá! Neste artigo vamos descrever de forma mais detalhada como efetuar as configurações para emissão de documentos no InvoiCy Conector, e o funcionamento desse processo.

Vamos dar início? Siga os passos abaixo:

Com o InvoiCy Conector já instalado na sua máquina execute o aplicativo. Se ainda não tiver instalado o Conector acesse o artigo ‘Como funciona o InvoiCy Conector’ para mais informações.

Caso seja a primeira execução aparecerá uma mensagem solicitando a inicialização do serviço do conector, basta clicar na opção ‘Sim’ para prosseguir e ter acesso a tela de instâncias do Conector, conforme demonstra a imagem abaixo.

InvoiCy

Conforme já foi mencionado, nessa tela serão listadas todas as instâncias que estão cadastradas. Caso você já tenha uma instância cadastrada, basta clicar duas vezes sobre a linha correspondente à instância para abrir a tela de edição. Ou se preferir clique no botão ‘Editar instância’ localizado abaixo da tela.

Se você ainda não possui nenhuma instância cadastrada clique no botão ‘Nova instância’ para abrir a tela de cadastro e configurações, como representa a imagem a seguir.

Informe no campo ‘Nome da instância’, localizado na parte superior da tela, uma descrição para identificar a nova instância cadastrada, ou se deseja alterar o nome de uma instância já existente. E clique no botão ‘Configurar’ do grupo ‘Configurações de Emissão’ para prosseguir com as configurações. A imagem abaixo demonstra a tela de configurações de emissão.

Preferências de Configurações de Emissão

Nessa tela temos a possibilidade de configurar o diretório de entrada, saída, armazenamento dos arquivos XML, PDF e arquivos para padrões TXT de NFS-e. Ainda pode-se escolher se deseja armazenar os arquivos processados separando-os por data e por modelo de documento.

Confira a seguir uma explicação sobre cada uma dessas configurações:

Ativar emissão de documentos: Ao selecionar essa opção, imediatamente o serviço de emissão de documentos estará ativo para essa instância, ou seja, todos os arquivos xml armazenados no diretório de entrada configurado serão processados e enviados ao InvoiCy.

Diretório de Entrada: Neste campo você deve informar o diretório de destino onde serão salvos os arquivos XML que devem ser enviados ao InvoiCy pelo Conector. Lembrando, se o diretório for de rede deverá inserir o endereço completo do servidor, não apenas o mapeamento do Windows.

Diretório de Saída: Neste campo você deve informar o diretório de destino onde serão gravados os arquivos de retorno do InvoiCy. A cada envio de um novo documento será gravado um retorno no formato XML, que pode ser lido pelo ERP, a fim de obter o status da emissão do documento.

Salvar arquivos XML e PDF no diretório: Caso marcar a opção ‘Salvar arquivos XML e PDF no diretório’ deve informar o diretório de destino onde serão armazenados os arquivos XML e PDF do documento emitido. A cada envio de um novo documento, se o mesmo for efetivado, será gerado um arquivo XML e um PDF correspondente ao documento enviado, e armazenado no diretório configurado.

Diretório de Arquivos para padrões TXT de NFS-e: Neste campo você deve informar o diretório de destino onde serão salvos os arquivos de texto que deverão ser enviados para a prefeitura. Esta é uma configuração especial para NFS-e, e se aplica somente para as empresas que emitem NFS-e em prefeituras com Padrões TXT.

Separar arquivos por data: Ao optar pela opção ‘Separar arquivos por data’ os arquivos processados serão salvos no diretório especificado com a seguinte estrutura:

Diretório de saída\ano\mês\dia\arquivo.xml

Diretório de saída\2016\06\29\arquivo.xml


Separar arquivos por modelo:
Já ao selecionar a opção ‘Separar arquivos por modelo’, os arquivos processados serão armazenados no diretório especificado na seguinte estrutura:

Diretório de saída\modelo\arquivo.xml

Diretório de saída\NFe\arquivo.xml

Também é possível optar pelas duas formas, onde ao marcar as opções ‘Separar arquivos por data’ e ‘Separar arquivos por modelo’ os arquivos processados serão armazenados no diretório escolhido seguindo a estrutura:

Diretório de saída\modelo\ano\mês\dia\arquivo.xml

Diretório de saída\NFe\2016\06\29\arquivo.xml

Após finalizar todas as configurações clique em ‘Salvar’. Agora que você já tem todas as configurações de emissão finalizadas pode iniciar o serviço de emissão de documentos.

Então novamente na tela inicial do Conector clique em ‘Iniciar Emissão‘, para iniciar o serviço de emissão dos documentos, como demonstra a imagem a seguir.

É importante destacar que ao clicar nessa opção irá iniciar o serviço para todas as instâncias cadastradas.

iniciar emissao

Para identificar quando o serviço está parado ou rodando, basta verificar a descrição no botão, conforme demonstra a imagem a seguir.

parar servico

Para parar o serviço de emissão basta clicar em ‘Parar Emissão’, como demonstra a imagem acima.

Como próximo passo você pode efetuar as configurações de conexão. Leia o artigo para obter informações mais detalhadas sobre esse procedimento.

Observação – Emissão de documentos em contingência EPEC:

Ao enviar documentos em contingência com o InvoiCy Conector, o aplicativo não irá respeitar a ordem de contingência configurada para o módulo no Painel de Controle da Plataforma InvoiCy. O InvoiCy Conector utilizará como padrão sempre a primeira opção de contingência configurada, e se por algum motivo esta não funcionar, não será executada uma nova tentativa para a próxima opção da lista, e o envio do documento será suspenso e o mesmo ficará com status Rejeitado.

Para os emissores que utilizam o certificado A3, ao enviar um documento em contingência EPEC será gerado dois arquivos de retorno, um referente a situação do evento, e outro que se refere a situação do documento. Para entender melhor como esse processo irá funcionar, veja um exemplo de retorno para o evento e um exemplo para o retorno do documento.

Já para emissores que utilizam o certificado A1 o processo continua o mesmo, gerando apenas um arquivo de retorno.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s