Configurações de Assinatura – versão 3.0

Última atualização em: 22 de dezembro, 2016

O InvoiCy Conector também permite utilizar certificado A3 para os módulos NF-e, NFC-e, CT-e e MDF-e para realizar a emissão dos documentos. Nesse artigo iremos detalhar as configurações necessárias para utilizar o certificado A3, e como proceder com a emissão dos documentos. 

A partir desse momento assumimos que você já cadastrou sua empresa e efetuou todas as configurações necessárias, mas caso ainda estiver com dúvidas, leia o artigo ‘Como funciona o InvoiCy Conector’ para mais informações.

Execute o Conector e na tela de instâncias edite a instância desejada, clicando duas vezes na linha correspondente. Na tela de edição da instância clique em ‘Configurar’ no grupo ‘Configuração de Assinatura A3’, como demonstra a imagem abaixo.

Ao configurar pela primeira vez aparecerá uma mensagem em tela solicitando a inicialização do serviço de assinatura, se o mesmo ainda não estiver iniciado. Confirme a mensagem para prosseguir.

Na tela que abrirá a seguir você deve ativar a assinatura A3, e através do botão destacado na imagem abaixo buscar o certificado A3 que está conectado em sua máquina.

Buscar A3

Ao clicar no botão ‘Exibir opções avançadas de busca’ é possível detalhar mais a busca do certificado, fazendo uso dos filtros ‘Local’ e ‘Nome’, como demonstra a imagem a seguir. Para ocultar novamente os filtros clique em ‘Esconder opções avançadas de busca’.

Certificado A3

Após definir o certificado A3 corretamente clique em ‘Salvar’ para armazenar as configurações. Ao concluir essas configurações o serviço de assinatura do certificado A3 será iniciado automaticamente.

Se desejar cancelar a emissão com o certificado A3, basta acessar essa mesma tela de configurações de assinatura e desativar a configuração. E na tela inicial do Conector parar o serviço de emissão com certificado A3, como destaca a imagem abaixo.

Lembrando que ao parar esse serviço, todas as instâncias configuradas para emitir com certificado A3 ficarão impossibilitadas de prosseguir com a emissão.

É importante destacar que, como um requisito mínimo para que a emissão com o certificado A3 funcione corretamente é necessário que você possua os drivers do certificado instalados, na mesma máquina onde o Conector também está instalado e devidamente configurado para executar o processo de emissão.

Para as empresas que emitem no módulo NFS-e não será possível fazer uso do certificado A3. E para as empresas que emitem em mais de um módulo a configuração do certificado digital será geral, ou seja, não será possível emitir para o módulo NF-e com certificado A1 e para o módulo CT-e com certificado A3, por exemplo.

Observação: Quando rodar o processo de atualização automática do InvoiCy Conector, para os emissores que fazem uso do certificado A3, ao emitir o primeiro documento após finalizada a atualização será solicitada novamente a senha do certificado A3. Já para os emissores que utilizam certificado A1 o processo não sofrerá nenhum impacto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s