Padrão SIAPPA – Antigo

O Padrão SIAPPA não segue o padrão ABRASF. Segue abaixo as particularidades deste novo padrão:

1. O sistema não permite:

  • Informar o Intermediário do serviço;
  • Substituição de RPS;
  • Efetivar uma nota sem Tomador;
  • Tomador do exterior.

2. Usuário e senha

Ao efetuar o cadastro de sua empresa deve-se inserir o usuário de autenticação que será sua inscrição sequencial na prefeitura, bem como a senha que pode ser encontrada na Consulta e manutenção de blocos de pré-NFSe, sendo identificada como Senha de acesso para Web Service.

3. Número e Série do RPS

O número da série é único para cada bloco de pré-NFSe. Para permitir a emissão de NFS-e, deve ser solicitada junto a prefeitura a liberação para o envio de NFS-e por meio de Web Service e a liberação de um bloco de pré-NFSe, onde o mesmo possuirá a série fixa e a faixa RPS. No portal da prefeitura no sistema da SIAPPA estão disponíveis no menu de acesso ao sistema a consulta/manutenção de blocos para Pré-NFSe para utilização do número, série e o código de validação para o envio do RPS por meio do Web Service.

Conceito para nomenclatura utilizada:

  • Pré-NFSe: RPS
  • Bloco de pré-NFSe: Lote
  • Sequência do grupo: Série
  • Sequência de NFS-e provisória: Sequência da numeração do RPS

Pode-se efetuar a Consulta do Bloco de Pré-NFSe onde encontra o número da série e o número do RPS e o código de verificação próprio para cada contribuinte durante o processo de emissão, bem como pode-se efetuar a exportação da estrutura de informações comentadas acima por meio de arquivo XML.

A lista de pré-NFSe do Bloco possui a série, apresentada ao lado do número do RPS e o código de validação que devem ser informados no envio do RPS para a validação e efetivação correta da nota.

4. Cancelamento

A data do cancelamento pode ser realizada até a data anterior ao fechamento de pendências contábeis do mês.

5. Natureza da Operação

A natureza da operação possui suas particularidades, como por exemplo caso atividade for sem retenção deverá ser informado o valor do ISS vazio bem como o campo da natureza vazia também para efetivar uma nota sem retenção como segue a descrição e os valores.

Natureza da Operação

6. Cadastro de alíquota para prestador Optante pelo Simples Nacional

Quando o prestador for optante pelo Simples Nacional, deve realizar no portal da prefeitura do seu município o cadastro da alíquota relativa ao valor mensal de serviço ao iniciar sua primeira emissão, não sendo necessário emitir uma nota apenas realizar o cadastro. Ao efetuar o acesso ao sistema tem-se a primeira opção de lançamento de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), clique na opção e observe que trará a página com a mesma relação da imagem a seguir, com a informações do contribuinte para o cadastro.

7. Impressão

Possui a opção de impressão com o modelo da prefeitura.

8. Exemplo XML

Para visualizar um exemplo do XML de envio clique aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s