Consulta de naturezas da operação via Web Service

Última atualização em: 03 de janeiro, 2018

Uma das características da integração com o InvoiCy é oferecer um modelo único de emissão para cada modelo de documento. Esta prática visa diminuir o máximo possível os tratamentos que os clientes realizam em seus sistemas.

Como é de conhecimento, muitas prefeituras utilizam variados códigos de natureza da operação, que podem seguir os números de 1-6 como o modelo Abrasf, ou até mesmo letras ‘tp’, ‘is’, ‘tt’, por exemplo. Como a mesma natureza da operação pode variar bastante de um município para outro, o InvoiCy adota uma tabela unificada, que está disponível no layout de recepção para que as notas tributadas no município do prestador, por exemplo, sempre tenham o mesmo valor para quem está emitindo.

Entretanto, mesmo unificando as naturezas da operação, existem opções que são aceitas por alguns padrões e não são aceitas por outros.

Sabendo da dificuldade que é customizar uma tabela de naturezas da operação para cada cliente do seu sistema, desenvolvemos um Web Service que retorna exatamente quais valores são aceitos e sua descrição, permitindo que eles sejam importados em uma combobox no cadastro de empresas, por exemplo.

O endereço do Web Service é o mesmo de envio de notas, mudando apenas o layout do arquivo XML enviado, conforme demonstra a imagem abaixo.

Consulta Natureza da Operação

O CNPJ e o ambiente são necessários para o sistema identificar as naturezas corretas para o município do cliente, pois alguns padrões como o THEMA possuem valores completamente diferentes para cada município atendido.

Para visualizar um exemplo de envio da consulta faça download do arquivo XML clicando aqui.

A estrutura do XML de retorno pode ser visualizada abaixo, onde o grupo NaturezaItem possui ocorrência de 0-N.

Para visualizar um exemplo do retorno da consulta faça download do arquivo XML clicando aqui.

Importante:

– A consulta está disponível apenas para CNPJ que já estão cadastrados na Plataforma InvoiCy. Caso implementado o cadastro de empresas via Web Service, a natureza da operação deve ser chamada após a confirmação de que a empresa foi cadastrada com sucesso.

– Este serviço deve ser utilizado apenas quando necessário atualizar as naturezas da operação do cadastro do cliente, jamais implementar uma chamada a cada emissão de nota.

– Existem controles de requisições que irão bloquear a empresa caso sejam realizadas mais do que algumas chamadas por hora. Este controle faz-se necessário para impedir que o consumo indevido afete a disponibilidade e performance do sistema.

– No caso de um município trocar de padrão, as naturezas podem mudar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s