Cadastro de autorização de uso para emissor de NF-e do Paraná

Última atualização em: 08 de agosto, 2018

Olá! Esse artigo tem como objetivo orientar aos emissores de NF-e do estado do Paraná como proceder para efetuar o cadastro de autorização de uso do sistema emissor utilizado, no caso o InvoiCy.

Primeiramente deve-se acessar o site da Receita do Paraná, através do link https://receita.pr.gov.br/login. Recomenda-se utilizar somente os navegadores Google Chrome ou Mozilla Firefox.

Na tela de login clicar na opção ‘Acessar com Certificado Digital’, como demonstra a imagem abaixo.

É possível efetuar o login tanto com certificado digital A1 como com certificado digital A3.

Independente do navegador utilizado, será necessário instalar um plugin para fazer a assinatura do certificado digital da usa empresa. Na sequência demonstramos como prosseguir com a instalação utilizando o navegador Google Chrome. Primeiramente deve-se clicar no botão Instalar, conforme demonstra a imagem.

Ao clicar em Instalar será aberta uma nova aba com as informações da extensão que será instalada, onde deve-se clicar na opção ‘Usar no Chrome’, como destacado na imagem a seguir.

Na sequência aparecerá uma tela de confirmação sobre o uso dessa nova extensão, onde deve-se clicar no botão ‘Adicionar extensão’.

Pronto! A nova extensão foi adicionada com sucesso ao seu navegador.

Ao voltar para a tela de login também será solicitada a instalação de um módulo de assinatura digital, que faz parte da extensão instalada. Basta clicar no botão ‘Baixar’ para fazer download do instalador, e seguir as orientações para instalação do mesmo.

Pronto! Agora você poderá dar sequência no processo de login usando o certificado digital da sua empresa.

Ao acessar novamente a tela de login e selecionar a opção para acessar com o certificado digital, aparecerá uma lista com todos os certificados que você possui instalado em seu computador. Basta selecionar o certificado da sua empresa e clicar em ‘Login com Certificado’, como destaca a imagem.

Será necessário liberar acesso aos seus certificados digitais por parte do site da Receita do Paraná. Conforme demonstra a imagem abaixo basta clicar no botão ‘Autorizo’.

Ao autorizar, será efetuado o login no site através do seu certificado digital. Então basta localizar no menu esquerdo a opção ‘UPD’. Dentro de UPD consta a opção ‘Autorização de Uso’, e então clicar na opção ‘Cadastro de Autorização de Uso’, conforme a imagem.

Você deverá então informar o CNPJ do fornecedor do sistema, no caso a Migrate, e clicar em ‘Continuar’.

Na tela a seguir você deverá selecionar o sistema utilizado para efetuar a emissão de suas NF-e, nesse caso o InvoiCy. Então preencher o campo ‘Inscrição CNPJ’ com o CNPJ da sua empresa e clicar em ‘Continuar’.

Na próxima tela serão exibidos os dados do Requerente, que seria a sua empresa. Os dados do Fornecedor, a Migrate, e os dados do Sistema, o InvoiCy. Você deve informar as finalidades fiscais do sistema, selecionando a opção ‘LIVRO REGISTRO DE SAÍDA’, e os documentos fiscais que serão emitidos, no caso Nota Fiscal Eletrônica – NF-e, Modelo 55, como demonstra a imagem abaixo. Após selecionar todas as informações basta clicar em ‘Continuar’.

A partir desse momento foi gerado um processo eletrônico que o requente, a sua empresa no caso, deverá acompanhar através do próprio site da Receita/PR, como explicado na imagem abaixo.

É importante salientar que a partir desse momento você deverá aguardar que a Migrate efetue seu reconhecimento como usuário do sistema InvoiCy.

Somente após esse reconhecimento seu cadastro de uso do sistema estará finalizado e em condições de ser utilizado.

Para acompanhar o andamento do processo de reconhecimento pelo site da Receita/PR, basta acessar no menu a opção ‘UPD – Consultas – Usuário – Processos em Andamento’, conforme a imagem.

Na tela de Processos deverá selecionar a opção ‘Sócio Contribuinte’ e informar sua Inscrição Estadual ou Inscrição CNPJ e clicar em ‘Continuar’.

Serão exibidos então todos os processos relacionados com a sua empresa. Pode-se observar que o processo de cadastro de autorização de uso para o sistema InvoiCy ainda está com situação ‘Aguardando reconhecimento’. Para visualizar todas as informações clique no ícone de consultar do processo desejado.

Esse processo de reconhecimento é realizado por nossa equipe, e após nossa aprovação é necessário ainda um reconhecimento por parte da SEFAZ. O prazo para que seu cadastro de autorização de uso esteja aprovado, tanto por parte da Migrate como por parte da SEFAZ é menos de 24h (quando solicitado em dias úteis).

Observação:

Caso você deseja fazer login no sistema sem utilizar seu certificado, será necessário efetuar seu cadastro no site da Secretaria da Fazenda do Paraná, através do link http://www.fazenda.pr.gov.br/.

É importante destacar que para realizar esse processo, também deve-se utilizar somente os navegadores Google Chrome ou Mozilla Firefox.

Ao acessar o site procure no Menu lateral esquerdo a opção ‘Serviços – Receita/PR’ e clique na opção ‘+’ que tem ao lado, como demonstra a imagem abaixo.

Na sequência clique na opção ‘Torne-se Usuário’.

Ao clicar nessa opção, será aberta uma página orientando sobre como efetuar o seu cadastro.

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