Release Notes – Versão 2.10.0

Versão 2.10.0 – 27/11/2018 – em produção

Emissão de NF-e com pessoa física

O InvoiCy foi ajustado de acordo com a NT 2018/001, que permite a emissão de NF-e por pessoas físicas que possuem inscrição estadual, e um certificado digital do tipo e-CPF.

Com isso, o InvoiCy passa a atender a demanda de produtores rurais que também precisam emitir uma Nota Fiscal Avulsa (NFAe).

Conforme regra da SEFAZ, os documentos emitidos por pessoas físicas devem obedecer a faixa de numeração para série, devendo estar entre 920 e 969. Para isso, basta informar a nova tag ‘CPF_emit’ do grupo do emitente, ao invés da tag ‘CNPJ_emit’, conforme o layout de integração.

Reenvio de NF-e

Foi disponibilizado um novo botão de reenvio de documento para o módulo NF-e, porém o mesmo estará disponível de acordo com as permissões do usuário configuradas no Painel de Controle – Usuários da empresa – Permissões, como demonstra a imagem abaixo.

A opção de reenvio está disponível nos detalhes/ações do documento, e somente será visível para os usuários que possuem a permissão configurada. A ação poderá ser utilizada para reenviar os documentos que não estiverem com status final.

Ação reenviar documento

Adequação do CT-e conforme NT 2018/002

– Permitir relacionar NF-e emitida por emitente pessoa física com inscrição na relação de documentos transportados: Com a implementação da possibilidade de emissão de NF-e por pessoas físicas, as regras de validação das informações dos documentos transportados foram alteradas, passando a permitir que seja informado uma NF-e emitida por pessoa física.

– Inclusão do grupo de informações do fornecedor de software: A emissão de CT-e conta a partir de agora com um novo grupo de informações relativas ao responsável técnico pelo sistema utilizado na emissão dos documentos. Estas informações são opcionais, porém conforme orientação da SEFAZ, futuramente o preenchimento deste grupo poderá ser exigido.

As informações enviadas neste novo grupo poderão ser consultadas na tela de detalhes do documento no InvoiCy, juntamente com as informações do Emitente.

Adequação do MDF-e conforme NT 2018/002

A partir de agora pessoas físicas que possuem inscrição estadual poderão realizar a emissão de MDF-e para registrar operações de transporte próprio, bastando para isso possuir um certificado digital do tipo e-CPF. Conforme regra da SEFAZ, os documentos emitidos por pessoas físicas devem obedecer a faixa de numeração para série, devendo estar entre 920 e 969.

O emitente pessoa física somente poderá relacionar uma NF-e emitida por ele na relação de documentos transportados, nas informações do MDF-e.

– Inclusão do grupo de informações do fornecedor de software: Foi alterado o layout do MDF-e para permitir a identificação do responsável técnico pelo software utilizado na emissão do documento fiscal. Estas informações não são obrigatórias, porém o preenchimento do grupo poderá ser exigido futuramente, ficando à critério de cada UF.

– Corte de voo

Alteração nas informações do MDF-e modal aéreo, para contemplar casos onde parte da carga não embarcar na aeronave.

Geração de parcelas na digitação de NF-e

A partir da nova atualização do sistema, será permitida a geração de parcelas manualmente ao emitir documentos pela tela de digitação. Será necessário realizar manualmente o preenchimento dos campos das parcelas, como pode ser observado na imagem abaixo.

Seguem alguns pontos de atenção:

– Atualmente quando é excluída alguma parcela, é realizado o recálculo dos valores das parcelas, dividindo em partes iguais. Isso acontecerá apenas se as parcelas foram geradas de forma automática, caso contrário, serão mantidos os valores digitados pelo usuário, sem recalcular ao excluir alguma parcela;

– Hoje se as parcelas são digitadas manualmente, elas serão preenchidas com zeros a esquerda, evitando possíveis rejeições.

Número da NFS-e na tela de documentos

Buscando agilidade para o usuário, agora o InvoiCy conta com a informação do número da NFS-e na tela de documentos. Ao passar o cursor em cima do número do RPS, aparecerá também o número da NFS-e emitida, veja na imagem abaixo.

Tamanho da fonte nas informações complementares do DANFE

A tela de configurações de impressão da NF-e conta com um novo parâmetro que possibilita escolher o tamanho da fonte (pequena ou grande) para as informações complementares que serão impressas no DANFE.

Para efetuar a configuração basta acessar o Painel de controle – módulo NF-e – Impressão, e procurar pelo parâmetro ‘Tamanho da fonte nas informações complementares’. Este estará habilitado para edição apenas quando o modelo do DANFE for personalizado, conforme demonstra a imagem abaixo.

Validação de certificado na digitação de NF-e

A partir dessa versão, será realizada uma verificação quanto ao certificado digital da empresa, ao tentar acessar a tela para digitação de NF-e.

Caso o certificado esteja vencido, será apresentada uma mensagem de erro, não liberando o acesso a tela, evitando assim que o usuário digite toda a nota e só ao tentar realizar a emissão descubra que tem problemas com seu certificado. A imagem abaixo demonstra a nova mensagem que será exibida.

No caso de a empresa não possuir nenhum certificado digital informado, será exibida uma  mensagem conforme imagem abaixo, também bloqueando seu acesso a tela.

Permitir emissão de Eventos do MDF-e via tela

Disponibilizamos a opção de realizar o encerramento e a inclusão de condutor em um MDF-e de forma manual, diretamente pela tela de detalhes do documento no InvoiCy.

Para realizar o encerramento de um MDF-e é preciso acessar a tela de detalhes do documento e clicar sobre o ícone conforme mostrado na imagem a seguir.

Encerramento_MDFe

Ao clicar sobre o ícone, será apresentada uma nova tela onde deve ser informada a data de encerramento, a UF e a cidade onde ocorreu o encerramento do MDF-e. Por padrão esta tela irá apresentar as informações enviadas no momento da emissão do documento. A imagem a seguir mostra a tela de encerramento de MDF-e.

Para realizar a inclusão de um condutor no MDF-e é preciso acessar os detalhes do documento, e clicar sobre o ícone conforme mostra a imagem a seguir.

Inclusao_Condutor_MDFe

Ao clicar na opção de incluir condutor, será apresentada a tela para informar o nome e o CPF deste novo condutor, conforme imagem a seguir.

Permitir envio do campo “Imagem do Rodapé” no cadastro de empresa via WS: para clientes emitentes de NFS-e o InvoiCy oferece a possibilidade de cadastrar uma imagem para ser exibida no rodapé do espelho da NFS-e. A partir desta versão, este cadastro poderá ser realizado também via web service. Para utilizar esta opção basta informar a imagem convertida para Base64 na tag <EmpImgRodapeBase64>, utilizando o layout de cadastro de empresas no padrão do InvoiCy.

Imprimir valor do Imposto de IPI Devolvido no DANFE: esta nova versão do InvoiCy passa a oferecer a possibilidade de exibir a informação do valor do IPI devolvido no DANFE. Os valores de IPI devolvido serão apresentados quando constarem no documento emitido, nos mesmos locais destinados ao IPI normal, porém identificados como imposto devolvido.

Detalhamento da versão

Para conhecer todas as modificações realizadas nesta versão, clique aqui.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s