Simulação em contingência Offline – InvoiCy Conector

Última atualização em: 30 de novembro, 2018

Olá! Neste artigo abordaremos como realizar testes de emissão em contingência de NFC-e no modo offline, via InvoiCy Conector.

Inicialmente, vale destacar que esta contingência só será permitida quando a SEFAZ estiver offline, ou quando houver algum problema de comunicação entre InvoiCy e SEFAZ. Caso o estabelecimento do emissor estiver sem comunicação com o InvoiCy, seja por indisponibilidade de internet ou qualquer outro problema técnico, a contingência offline não será permitida. Para que esta modalidade de emissão funcione, é necessário ao menos que o emissor tenha uma conexão de internet com o InvoiCy.

Vale lembrar também, que para o Estado de São Paulo, a contingência offline é proibida por lei.

1 – Realizando testes de simulação em contingência

Para realizarmos os testes, será necessário seguir alguns passos, conforme descrito abaixo.

– Acessar o Painel de Controle do InvoiCy, menu Configurações para Emissão (Módulo NFC-e):

– Na tela de configurações, selecionar a primeira opção de contingência como “offline”, e marcar o campo Ativar simulação de contingência como “SIM”. Salve ao final da página.

– Com o InvoiCy operando em simulação de contingência, já pode ser realizado o envio de uma NFC-e via Conector. Para tal, gere uma NFC-e qualquer e envie o documento ao InvoiCy.

Este documento, deve receber o status 108 – Entrada em contingência sem retorno da SEFAZ.

Neste momento, este primeiro documento será o identificador de que algo de errado aconteceu na comunicação entre InvoiCy e SEFAZ, e a partir das próximas notas emitidas, todas serão emitidas em contingência offline.

Esta nota fiscal que obteve retorno 108, pode tanto ter autorizado na SEFAZ, como simplesmente não ter chegado até lá. Não sabemos o que ocorreu, sabemos apenas que houve algum erro na sua emissão, e não podemos consultá-la, pois o serviço da SEFAZ está inoperante. Esta nota deverá então ser descartada, e uma próxima nota deve ser emitida em seu lugar, com um novo número.

– Após receber o status 108, o procedimento correto é gerar novamente a mesma nota fiscal, porém com o número incrementado em +1. Por exemplo, se a nota emitida que recebeu 108 fosse a nota de número 50, ela deve ser gerada novamente com o número 51, e ser enviada. Esta nota com número 51, será então autorizada em modo offline, e sua aplicação irá receber o retorno 109 – Contingência Offline, com o documento PDF para impressão.

Paralelo à isso, deve ser enviado o pedido de descarte da nota número 50, que recebeu status 108. Para tal, gere a estrutura XML abaixo no diretório de entrada do Conector:

O processamento deste arquivo, irá lhe retornar status 100 – Solicitação de descarte de documento recebido. O InvoiCy agendará então o processamento de descarte do documento 50, e assim que a SEFAZ voltar a operar, providenciará o descarte.

– Todas as próximas notas serão emitidas de forma offline e receberão status 109, até que seja desativada a simulação de contingência nas configurações para emissão do Painel de Controle. Uma vez desativada a simulação, o InvoiCy entende que a SEFAZ voltou a operar, e as próximas notas enviadas após a desativação da simulação, serão emitidas no fluxo normal.

– Após desativação da simulação em contingência, o InvoiCy irá reenviar as notas emitidas em contingência offline, e fará a sincronização destes documentos. Eles ficarão autorizados no InvoiCy. Já o documento inicial, aquele primeiro que recebeu status 108 e que teve pedido de descarte, será consultado pelo InvoiCy para identificar se o mesmo foi autorizado, ou se não consta na base de dados da SEFAZ. Caso o documento foi autorizado, ele será automaticamente cancelado pelo InvoiCy. Se não constar na base da SEFAZ, o documento será inutilizado.

Em caso de dúvidas, contate nossa central de atendimento através do e-mail atendimento@migrate.com.br.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s