Digitação de NF-e com finalidade ‘Devolução de NFC-e’

Última atualização em: 18 de fevereiro, 2019

A Nota Fiscal de Devolução tem como finalidade anular uma operação de compra e venda, ou seja, quando a operação não é concretizada se faz necessário emitir uma NF-e de devolução.

É importante destacar que uma Nota Fiscal de Devolução pode ser utilizada para referenciar tanto uma NF-e como também uma NFC-e.

A Plataforma InvoiCy já está preparada para permitir que as empresas emitam notas de devolução via tela de digitação, referenciando NF-e ou NFC-e.

Nesse artigo iremos detalhar o processo de emissão de uma NF-e com finalidade ‘Devolução de NFC-e’.

Ao acessar a tela de digitação, e no campo ‘Finalidade’ selecionar a opção ‘Devolução de NFC-e’, o InvoiCy já irá preencher automaticamente alguns campos obrigatórios, para facilitar o processo de emissão da Nota.

– O campo ‘Natureza da operação’ será preenchido com a descrição ‘Devolução mercadoria’;

– No campo ‘Tipo NF-e’ será selecionada a opção ‘Entrada’;

– No campo ‘Destino’, a opção ‘Operação interna’;

– O campo ‘Operação’ será preenchido com a opção ‘Consumidor final’;

– E o campo ‘Presença do comprador’ com ‘Operação presencial’.

– No grupo ‘Destinatário’, os dados serão preenchidos com as informações do Emitente, pois como se trata de uma nota de devolução, esses papéis são os mesmos.

Pode-se visualizar na imagem abaixo o preenchimento desses campos, e também a mensagem de aviso alertando sobre a necessidade de adicionar um documento referenciado.

No grupo ‘Documentos Referenciados’ deve-se selecionar a aba ‘NF-e/NFC-e’, e informar o tipo do documento, Modelo (no caso NFC-e), número e série, ou a chave de acesso. Ao clicar no botão ‘Adicionar’ os documentos adicionados serão listados abaixo.

Através da opção ‘Referenciar todos’, como demonstra a imagem a seguir, pode-se referenciar todos os itens da NFC-e na nota que está sendo digitada.

Caso você queira selecionar apenas algum item em específico, basta usar a opção ao lado ‘Selecionar itens’.

Aparecerá uma listagem com todos os itens da NFC-e que foi referenciada, podendo selecionar os itens desejados.

O grupo ‘Produtos’ será preenchido automaticamente com os itens selecionados.

Dependendo do CFOP informado nos itens referenciados o InvoiCy já fará automaticamente a alteração para um CFOP de devolução correspondente. Com a imagem abaixo é possível entender em quais situações o CFOP do item será alterado.

Nos demais casos o CFOP virá zerado, então é necessário preencher a informação manualmente. Ao fazer isso para o primeiro item o sistema já solicitará se deve alterar o CFOP para os demais itens também.

No grupo ‘Informações de pagamento’ já será adicionada automaticamente a forma de pagamento ‘Sem pagamento’, por se tratar de uma nota de devolução.

Por fim, no grupo ‘Informações adicionais’ o campo ‘Informações de interesse do fisco’ já será preenchido com o nome, CPF ou CNPJ e endereço do destinatário da NFC-e.

Juntamente nesse campo a SEFAZ também orienta informar a justificativa de devolução da mercadoria.

Agora, já com todas as informações obrigatórias preenchidas, é só você clicar no botão ‘Emitir NF-e’ para enviar a sua nota de devolução.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s